IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
Razão Social: Santa Casa de Misericórdia de Andradas
CNPJ: 16.731.630/0001-76
CNES: 2775956
Inscrição Municipal: 210
Nome fantasia: SACMA
Endereço: Rua Capitão Cirilo, n° 668
Bairro: Alto Alegre
CEP: 37.795-000
E-mail: ouvidoria@sacmamg.com.br
Fone: (35) 3731-1345 Fax: (35) 3731-1070
Representante Legal: Leandro de Cássio Pontes Fernandes
Diretor Técnico: Dra. Ana Gabriela Clemente Galil - CRM 75811
Diretora de Apoio : Pilar Castro Staut
Contador : Paula Ortega Borges Sales - CRC: MG-1044489/O-0
Municipio: 31.0260-5 - Andradas
Estado: Minas Gerais - MG
População Estimada (2015): 40.092 hab
População 2010: 37.270 hab
Área Territorial: 469.368 Km2
Densidade Demográfica: 79,40 hab/Km2
Microrregião: 31.051 - Poços de Caldas
Macrorregional de Saúde 31.01 - Sul
Regional de Saúde: 31.10 - Pouso Alegre
Região Metropolitana: 31.90 - Fora da Região Metropolitana - MG
Aglomerado Urbano: 31.90 Fora de Aglomerado Urbano - MG
Município de fronteira: Não
A SANTA CASA DE MISERICORDIA DE ANDRADAS – SACMA
Encontra-se registrada junto ao CNSS (Conselho Nacional de Serviço Social); declarada de Utilidade Pública Municipal através do Decreto número 48/69; utilidade pública estadual pelo Decreto n.º 5.242 de 08/09/1969; em 19 de março de 1975 recebeu o certificado de fins filantrópicos do INSS; em 24 de fevereiro de 1987, foi reconhecida de Utilidade Pública Federal, pelo processo de n.º 25.337/72, em publicação no Diário Oficial da União de 25/02/1987.
O hospital mantem contrato com o Sistema Único de Saúde, convenio de Mutua Cooperação com a Secretaria de Saúde do Município de Andradas e de Albertina e encontra-se participando do PRO-HOSP – Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS/MG.
Atualmente, atende aos municípios de Andradas, Santa Rita de Caldas, Ipuíuna, Ibitiúra de Minas e Albertina, onde são realizados atendimentos de internações clínicas, cirúrgicas, ginecológicas/ obstétricas e pediátricas de média complexidade.
POLÍTICA DE QUALIDADE
Assegurar o envolvimento e comprometimento das lideranças, corpo clínico e demais membros da equipe multidisciplinar com as diretrizes da qualidade e segurança do paciente, através da implementação de processos de melhorias contínuas e capacitação profissional.
CONCEITO
“Hospital é Estabelecimento onde se tratam doentes, pessoas acidentadas, etc., internados ou não; nosocômio.” (Dicionário Aurélio)Segundo o Ministério de Saúde quando assim definiu o conceito de hospital; coloca que: "O hospital é parte integrante de uma organização Médica e Social, cuja função básica, consiste em proporcionar à população Assistência Médica Sanitária completa, tanto curativa como preventiva, sob qualquer regime de atendimento, inclusive o domiciliar, cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também, em centro de educação, capacitação de Recursos Humanos e de Pesquisas em Saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente”.
Para a OMS “O Hospital é um elemento organizador de caráter médico-social, cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva a população, e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa biossocial”.
FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA SOCIAL
Restaurativa: diagnóstico, tratamento, reabilitação e emergência.
Preventiva: controle de doenças infectocontagiosas, saúde ocupacional, promoção à saúde.
Educativa: serve como estagio para diversas áreas.
Pesquisa Gerador de Empregos: empresa complexa que emprega profissionais de várias categorias.
Então as funções hospitalares podem ser agrupadas segundo Lima Gonçalves (1983) em: Prestação de atendimento médico e complementares aos doentes em regime de internação;
Desenvolvimento sempre que possível de atividades de natureza preventiva;
Participação em programas de natureza comunitária procurando atingir o contexto Sócio Familiar dos pacientes, incluindo aqui a educação em saúde, que abrange a divulgação dos conceitos de promoção, proteção e prevenção da saúde.
OBJETIVO
Participar em conjunto com a rede estadual e municipal de saúde na prestação de serviços de assistência à saúde com eficiência, eficácia e efetividade aos pacientes de toda região, operacionalizando modelo de assistência com segurança da linha de cuidado, sensibilizando e capacitando profissionais de saúde e de áreas afins dos diversos níveis de atenção, para lidar com as necessidades e especificidades da população da região.
MISSÃO
Prestar assistência médica-hospitalar qualificada, buscando atender as necessidades de nossos clientes internos e externos, tendo o paciente no centro do cuidado, de forma humanizada e segura.
VISÃO
Ser reconhecida como uma instituição de saúde de qualidade, empenhada na busca contínua da excelência no atendimento, autossustentável e com responsabilidade social.
VALORES
Atendimento humanizado
Respeito e valorização do ser humano
Capacitação profissional e postura ética
Trabalho em equipe
Transparência
Cultura de qualidade e segurança do paciente