emergência 24h
35.3731.1345
35. 3731.1070

IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

Razão Social: Santa Casa de Misericórdia de Andradas

CNPJ: 16.731.630/0001-76

CNES: 2775956

Inscrição Municipal: 210

Nome fantasia: SACMA

Endereço: Rua Capitão Cirilo, n° 668

Bairro: Alto Alegre

CEP: 37.795-000

E-mail: ouvidoria@sacmamg.com.br

Fone: (35) 3731-1345 Fax: (35) 3731-1070

Representante Legal: João Luiz Magalhães Teixeira

Diretor Técnico: Dr. Claudio Vergueiro Costa - CRM 45532

Diretora de Apoio : Pilar Castro Staut

Contador : Paula Ortega Borges Sales - CRC: MG-1044489/O-0

Municipio: 31.0260-5 - Andradas

Estado: Minas Gerais - MG

População Estimada (2015): 40.092 hab

População 2010: 37.270 hab

Área Territorial: 469.368 Km2

Densidade Demográfica: 79,40 hab/Km2

Microrregião: 31.051 - Poços de Caldas

Macrorregional de Saúde 31.01 - Sul

Regional de Saúde: 31.10 - Pouso Alegre

Região Metropolitana: 31.90 - Fora da Região Metropolitana - MG

Aglomerado Urbano: 31.90 Fora de Aglomerado Urbano - MG

Município de fronteira: Não


A SANTA CASA DE MISERICORDIA DE ANDRADAS – SACMA
Encontra-se registrada junto ao CNSS (Conselho Nacional de Serviço Social); declarada de Utilidade Pública Municipal através do Decreto número 48/69; utilidade pública estadual pelo Decreto n.º 5.242 de 08/09/1969; em 19 de março de 1975 recebeu o certificado de fins filantrópicos do INSS; em 24 de fevereiro de 1987, foi reconhecida de Utilidade Pública Federal, pelo processo de n.º 25.337/72, em publicação no Diário Oficial da União de 25/02/1987. O hospital mantem contrato com o Sistema Único de Saúde, convenio de Mutua Cooperação com a Secretaria de Saúde do Município de Andradas e de Albertina e encontra-se participando do PRO-HOSP – Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS/MG. Atualmente, atende aos municípios de Andradas, Santa Rita de Caldas, Ipuíuna, Ibitiúra de Minas e Albertina, onde são realizados atendimentos de internações clínicas, cirúrgicas, ginecológicas/ obstétricas e pediátricas de média complexidade.

POLÍTICA DE QUALIDADE
Assegurar o envolvimento e comprometimento das lideranças, corpo clínico e demais membros da equipe multidisciplinar com as diretrizes da qualidade e segurança do paciente, através da implementação de processos de melhorias contínuas e capacitação profissional.
CONCEITO
“Hospital é Estabelecimento onde se tratam doentes, pessoas acidentadas, etc., internados ou não; nosocômio.” (Dicionário Aurélio)Segundo o Ministério de Saúde quando assim definiu o conceito de hospital; coloca que: "O hospital é parte integrante de uma organização Médica e Social, cuja função básica, consiste em proporcionar à população Assistência Médica Sanitária completa, tanto curativa como preventiva, sob qualquer regime de atendimento, inclusive o domiciliar, cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também, em centro de educação, capacitação de Recursos Humanos e de Pesquisas em Saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente”.
Para a OMS “O Hospital é um elemento organizador de caráter médico-social, cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva a população, e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio; é um centro de medicina e de pesquisa biossocial”.

FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA SOCIAL
Restaurativa: diagnóstico, tratamento, reabilitação e emergência.
Preventiva: controle de doenças infectocontagiosas, saúde ocupacional, promoção à saúde.
Educativa: serve como estagio para diversas áreas.
Pesquisa Gerador de Empregos: empresa complexa que emprega profissionais de várias categorias.
Então as funções hospitalares podem ser agrupadas segundo Lima Gonçalves (1983) em: Prestação de atendimento médico e complementares aos doentes em regime de internação;
Desenvolvimento sempre que possível de atividades de natureza preventiva;
Participação em programas de natureza comunitária procurando atingir o contexto Sócio Familiar dos pacientes, incluindo aqui a educação em saúde, que abrange a divulgação dos conceitos de promoção, proteção e prevenção da saúde.
OBJETIVO
Participar em conjunto com a rede estadual e municipal de saúde na prestação de serviços de assistência à saúde com eficiência, eficácia e efetividade aos pacientes de toda região, operacionalizando modelo de assistência com segurança da linha de cuidado, sensibilizando e capacitando profissionais de saúde e de áreas afins dos diversos níveis de atenção, para lidar com as necessidades e especificidades da população da região.

MISSÃO
Prestar assistência médica-hospitalar qualificada, buscando atender as necessidades de nossos clientes internos e externos, tendo o paciente no centro do cuidado, de forma humanizada e segura.

VISÃO
Ser reconhecida como uma instituição de saúde de qualidade, empenhada na busca contínua da excelência no atendimento, autossustentável e com responsabilidade social.

VALORES
Atendimento humanizado
Respeito e valorização do ser humano
Capacitação profissional e postura ética
Trabalho em equipe
Transparência
Cultura de qualidade e segurança do paciente



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